Qual foi a última vez que você pronunciou as duas palavrinhas do título? Saiba que centenas de jovens recém-casados as pronunciam todos os dias. Só no Brasil, segundo o IBGE, o número de uniões legais em 2008 chegou perto de um milhão! Um milhão de "Enfim, sós!", fora os que não entram na estatística, aqueles que pensam que casar "de papel passado" é coisa, com perdão do trocadilho, do passado.
A expressão de pura satisfação justifica-se pelo longo período dos preparativos nupciais, que envolvem desde arranjar o(a) noivo(a), encomendar os convites, bifê e mais uma centena de coisas "indispensáveis" que a indústria do casamento lhe empurra goela abaixo, até a cansativa, mas excitante, busca pelo apartamentinho dos sonhos, com alguns pesadelos embutidos - reforma, atrasos, gastos e mais gastos -, porque nem tudo é perfeito.
Existe até uma associação com o pomposo nome "Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (Abrafesta)" que, diga-se de passagem, é o terror dos pais de noivos. Segundo a dita cuja, as cerimônias no Brasil movimentaram em 2010 cerca de R$ 10 bilhões. Acha muito? Pois nos States é vinte vezes mais!!! E o mercado é crescente. Pensando até em mudar de profissão...
Após a tão esperada festa que os noivinhos modernos curtem até o sol raiar, junto à galera animada por espumantes e outras biritas, nada melhor que um "Enfim, sós!", concordam?
Pois é, depois de mais de trinta anos, me vi pronunciando pela segunda vez esse mimo. Não, não casei de novo! Meus filhos casaram.
Até a geração das nossas mães, com raras exceções, era chegada a temida hora da tal "síndrome do ninho vazio", só habitado novamente com a chegada dos netinhos com suas fraldas e mamadeiras e noites insones... Tem gosto pra tudo, não é mesmo?
Parece que um novo modelo de casal está surgindo. Ainda jovens, que se curtem e que curtem a vida. Tem coisa melhor? Voltar a namorar, viajar de férias sem ter que deixar a despensa cheia, contratar babá extra, trazer a mãe para dar aquela espiada nas traquinagens das crianças ou no namoro dos aborrescentes.
Quando os netos chegarem, é claro que vamos curtir, mas será a vez dos nossos filhotes planejarem com cuidado e carinho os seus próximos trinta anos para, um dia, poderem olhar com amor para o seu parceiro e dizer novamente o "Enfim, sós!".
P.S. Resolvi escrever sobre o tema depois de ouvir, pela milésima vez, perguntas do tipo: "E aí, como é casar os filhos?"; "Estão muito sozinhos?"; "Estão sofrendo muito?".
Fontes:
www.ibge.gov.br
www.brasileconomico.com.br
http://mulher.terra.com.br
Show! Adorei o texto! Aproveita o novo momento, Celmaa!
ResponderExcluirBeijos
Não se preocupe que já já a casa vai estar cheia novamente..kkkkk, já tem o John John e o Sheik que tocam o terror na fazenda e a Marianinha ou Rodriguinho pode chegar em 2012! kkkkk! Adorei a postagem! Bjs!
ResponderExcluirValeu, Camila!!! bjão
ResponderExcluirOi mãe! Deu foi saudade agora de estar aí. Ainda bem que Mari e eu estamos bem e que a Mila e o JR também.
ResponderExcluirEspero que vc e o papai curtam bem essa nova fase de namoro. Obrigado por tudo que vocês fizeram pela gente.
Beijo!
Filhão querido, nós é que seremos eternamente gratos a vc e Mila por nos permitirem, ao longo desses trinta anos, conhecer o mais generoso de todos os sentimentos: o amor dos pais pelos filhos. Desejamos aos dois que cuidem desde já, com muito carinho, das pessoas que escolheram para fazer a longa caminhada. Só assim teremos a certeza de que cumprimos bem a nossa missão. Bjão
ResponderExcluirMarianinha, Rodriguinho, Camilinha, Rafinha e quem mais chegar! Todo mundo querendo comer doce com farinha! kkkkk bjão pra vc, Mari
ResponderExcluirÔ mamadi! Tu ficou tão aliviada assim de ter se livrado da gente??? O Digo, tudo bem porque era muito chato mesmo, mas EU?! ahahahahaha!!! (É nãooo, Digãooo!!! Era só chatinho! kkkkkkkkk!)
ResponderExcluirBrincadeirinhas à parte, na verdade, verdade mesmo, eu tenho é orgulho de ter pais que, mesmo depois de 33 anos de casados, ainda se curtem como um casal de namorados apaixonados!
#Inspiração!
Obrigada pelo amor mais puro e verdadeiro que sempre nos deram!
Beijos da filha linda, amada e PREFERIDA!! ;)))) [Modéstia à parte...]
Bjão minha filhona!!!
ResponderExcluir